Ultimas Novidades

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

300 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal


 A igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Pombal, completou esse ano 300 anos de existência e se destaca como uma das edificações religiosas mais antigas do estado da Paraíba. 


A igreja do Rosário é um marco histórico como primeiro núcleo colonial do sertão paraibano. O contrato para construção da igreja foi assinado no dia 24 de janeiro de 1721. Conforme registros históricos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal, antes de ser assim chamada, foi edificada como uma pequena capela sob o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Na sua construção, houve a participação de escravos, índios e homens livres, sendo esta a maneira mais direta de consolidar a religião entre os habitantes da região.


A igreja do Rosário é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). A igreja mantém seu interior todo original, com retábulos em madeira dourada e policromada nos estilos barroco e rococó.


No início do mês de outubro acontece a tradicional festa do Rosário, onde são resgatados alguns elementos da cultura nordestina como os Reisados, os Negros dos Pontões e os Congos. Festa do Rosário é uma das efemérides religiosas mais importantes da Paraíba, atraindo milhares de fiéis a Pombal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário