Ultimas Novidades

segunda-feira, 2 de março de 2020

Os estudantes aprendem “República velha” utilizando charges em sala de aula



No dia 02 de março, os estudantes do 9 ano da Escola Estadual “Arruda Câmara” se depararam com uma aula de história que teve como principal foco o estudo e análise de charges para debater e interagir sobre o tema “República velha”.



A charge é um recurso importante para o ensino/estudo da História, pois contribui para aguçar a capacidade de interpretação e espírito crítico do estudante, permitindo-lhe estabelecer relações entre fontes ou linguagens utilizadas no estudo de temas históricos carregadas de ironias e denunciando desmandos e mazelas dos poderosos. O aspecto cômico dos desenhos de humor estimula o público leitor a interagir com a arte, provocando novas ideias com intuito de enxergar a realidade sob outros aspectos.



Cada estudante recebeu um desenho ou charge com intuito de analisar e reconhecer a imagem como fonte histórica para a compreensão de temáticas referente ao período da “República Velha”, sendo assim, adquirindo noções básicas para a interpretação e produção de charges.

O resultado do recurso didático foi bastante positivo e enriquecedor, onde os estudantes colocaram seu ponto de vista sobre o assunto e conheceram um pouco mais sobre a diversidade de charges da época e sua importância ao retratar a história do Brasil.


















Obrigado a todos os estudantes do 9 ano pela atenção, compromisso e participação nas análises e debates através das charges sobre as principais características da “República Velha”. 

Um comentário :