Ultimas Novidades

sexta-feira, 9 de março de 2018

Dia Internacional das Mulheres: conversando sobre gênero na escola municipal "Dep. Janduhy Carneiro"



Hoje foi um dia de homenagem e reflexões sobre temas relacionados as lutas e conquistas das mulheres em busca da igualdade de direitos.

Iniciamos fazendo um breve histórico sobre a origem do dia internacional da mulher e da importância dos movimentos na defesa dos direitos universais.

Temas dos debates:

- Gênero: Uma diferença Cultural entre homens e mulheres. ( 8 ano)

 O debate tem o propósito de apontar para a crítica de idéias e atitudes consideradas como naturais, de modo que os/as alunos/as percebam que a cultura é responsável pela construção das relações de gênero. A cultura possibilita a construção de estereótipos que se transformam em preconceitos e precisam ser questionados e combatidos.

- A História do feminismo e sua importância na luta pela igualdade de direitos.
Apresentação de vídeo

Análise de músicas:

Ai, que saudade da Amélia ( Mário Lago/ Ataulfo Alves)



“O compositor estabelece uma comparação entre a pacata, servil e humilde Amélia e uma outra mulher, a qual ele nem cita o nome, acusada de ser consumista, falsa e fútil”.


Desconstruindo Amélia ( Pitty)



“A Amélia de Pitty transgrediu a Amélia dominada de Mário, ousou ser mais, ousou ter sonhos, ousou ter vida própria. Enveredou por outros caminhos que não os domésticos apenas, foi estudar, ousou divorciar-se e se relacionar com outras pessoas, ousou não se importar com a idade, não tem idade para ser feliz. Ousou curtir um chopp com os amigos no barzinho”.

Após a conclusão do debate, as alunas fizeram registros fotográficos para produção de vídeo sobre o feminismo.














Agradeço a todo(a)s o(a)s aluno(a)s da E.M.E.F. "Dep. Janduhy Carneiro" pela atenção e qualidade nos debates sobre o tema. Estou muito orgulhoso de vocês . Parabéns!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário