Ultimas Novidades

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil


Os interessados em participar da 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) podem comemorar: as inscrições estão abertas e vão até o dia 24 de abril ou até atingir o limite de interessados. A ONHB é desenvolvida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é direcionada para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares.

Em 2017, a Olimpíada reuniu mais de 40 mil alunos de todos os estados brasileiros, com participação expressiva da região Nordeste. Neste ano, a expectativa é que o número de inscritos seja ainda maior.

Como funciona?

A Olimpíada é composta por cinco fases realizadas de forma on-line pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana e será realizada entre os dias 7 de maio e 9 de junho. As respostas, das questões de múltipla escolha e das tarefas, podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Após as fases via internet, as equipes finalistas participam da grande final presencial, que ocorre na Unicamp. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário