Ultimas Novidades

terça-feira, 21 de março de 2017

21 de março - Dia Internacional de Síndrome de Down.


Nesta terça-feira, dia 21 de março, o Projeto Eu cidadão abordou como temática o Dia Internacional da Síndrome de Down.  Na oportunidade, os alunos do 8 Ano da Escola Municipal “Maria Marques de Assis”,  tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo de pessoas com síndrome de down.

O dia Internacional de Síndrome de Down foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 com o objetivo de dar ampla visibilidade aos direitos dessas pessoas, contribuindo para melhor informar a sociedade e combater o preconceito que atinge fortemente esse segmento da população.


A Síndrome de Down é definida por uma alteração genética caracterizada pela presença de um terceiro cromossomo de número 21, o que também é chamado de trissomia do 21.


É importante destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa dentro da diversidade humana. Enquanto pessoas com deficiência, elas têm seus direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional.



As pessoas com Síndrome de Down têm dado lições ao mundo de que os limites e barreiras estão na sociedade. Elas hoje estão nos bancos escolares, em postos de trabalho, nas universidades, são atores, repórteres, vendedores, fotógrafos, dentre tantas outras profissões, ocupando um lugar próprio e digno na sociedade.


Nenhum comentário :

Postar um comentário