Ultimas Novidades

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Estão abertas as inscrições para Olimpíada Nacional em História do Brasil


Estão abertas as inscrições para a 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A primeira etapa da inscrição (com valor menor) segue até 26 de março. A segunda fase termina em 28 de abril – ou até atingir o limite de interessados.
A ONHB tem um formato totalmente original e é aberto para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos) de escolas públicas e particulares.
Em 2016, a Olimpíada reuniu 42,7 mil alunos de cidades em todos os estados brasileiros, com participação expressiva da região Nordeste. Neste ano, a expectativa da organização da ONHB é que o número de inscritos seja ainda maior e supere 2016.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

Como funciona?

A Olimpíada é composta por cinco fases realizadas de forma online pelas equipes formadas por um professor de História de três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Após as fases online, as equipes finalistas participam da grande final de presencial, que será realizada na Unicamp, em Campinas-SP, nos dias 19 e 20 de agosto. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

“A ONHB tem uma proposta totalmente inovadora. Além do principal objetivo que é promover o ensino de História, tem como proposta incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento com os colegas e com o professor”, explica a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.


A primeira fase terá início dia 8 de maio, finalizando a quinta etapa em 10 de junho. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) são classificadas para a final presencial.

Nenhum comentário :

Postar um comentário