Ultimas Novidades

terça-feira, 8 de março de 2016

O Dia Internacional da Mulher é tema nas aulas de História.




O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço na sociedade.

Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

Hoje os alunos do 9 Ano da Escola Municipal “Janduhy Carneiro” participaram das atividades alusivas em homenagem as mulheres. Inicialmente o professor Tarcivan fez um breve relato sobre as versões que originaram e oficializaram o dia internacional da mulher e as principais conquistas feministas durante a história.

No segundo momento, foi exibido o curta-metragem MARIA DA PENHA: UM CASO DE LITÍGIO INTERNACIONAL . O documentário recupera a história de Maria da Penha e traz a tona uma das lutas jurídicas mais representativas contra a violência doméstica na América Latina.


A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, criados a partir dessa legislação, ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.

A lei também tipifica as situações de violência doméstica, proíbe a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, amplia a pena de um para até três anos de prisão e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, assim como de seus dependentes, a programas e serviços de proteção e de assistência social. A Lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.

No segundo horário,  os alunos trouxeram imagens de várias mulheres e fizeram uma breve exposição  sobre a história de cada uma delas.


Quero agradecer a todos os alunos e alunas que contribuíram para a celebração deste dia e parabenizá-los pelo empenho e dedicação na concretização dos trabalhos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário