Ultimas Novidades

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Revolução Francesa: Tomada da Bastilha completa 226 anos.


Pintura de Jean-Pierre Houël “Tomada da Bastilha”. No centro se vê a prisão de Jourdan de René de Bernard, marquês de Launay (1740-1789).

A Tomada da Bastilha, que aconteceu no dia 14 de julho, é um dos grandes símbolos da Revolução Francesa, evento que marcou, em 1789, a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Em 2015, a queda de um dos principais monumentos do poder monárquico completa 226 anos.

A Revolução Francesa foi um movimento social e político que transformou profundamente a França entre os anos de 1789 e 1799. A burguesia, com o apoio da população, conseguiu derrubar a monarquia absolutista, colocando fim aos privilégios da nobreza e do clero.

O dia 14 de julho é feriado na França até hoje. O país comemora essa data com grandes celebrações e paradas militares por todo o território francês, com destaque para o desfile militar na Avenida Champs-Elysées, prestigiado pelo Presidente da República. Outros países também festejam a data: Bélgica, Hungria, Estados Unidos…

A fortaleza medieval tinha apenas sete prisioneiros quando foi tomada. Sua queda pelas mãos dos revolucionários parisienses foi importante porque simbolizou o fim do Antigo Regime e o fortalecimento da participação popular na Revolução Francesa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário