Ultimas Novidades

sábado, 18 de julho de 2015

90 anos de Mein Kampf - Minha Luta, livro de Adolf Hitler.





O livro “Mein Kampf” (“Minha Luta”, em português), escrito por Adolf Hitler, completa 90 anos no dia 18 de julho de 2015. Dividido em duas partes, o primeiro volume foi escrito na prisão, após ser detido na Baviera por tentativa de golpe e traição, e editado em 1925; e o segundo, escrito em liberdade e editado em 1926.

“Mein Kampf” expressa as ideias antissemitas, racistas e nacional-socialistas adotadas pelo partido nazista alemão, além de possuir conteúdo autobiográfico de Hitler. Durante o período da Alemanha nazista era comum presentear recém-nascidos e recém-casados com essa obra. Todos estudantes alemães que se formavam na escola, recebiam um exemplar como presente.

Originalmente a obra foi chamada de “Viereinhalb Jahre [des Kampfes] gegen Lüge, Dummheit und Feigheit” (“Quatro anos e meio de luta contra mentiras, estupidez e covardia”, em português). No entanto, Max Amann, editor do livro, decidiu abreviá-lo para o título conhecido.

Os direitos autorais do livro foram entregues ao Estado da Baviera pelo próprio Hitler. O estado recusa-se a publicar e permitir republicações do livro, porém os direitos autorais expiram a partir do dia 31 de dezembro de 2015, quando a obra passa a ser de domínio público, podendo ser reeditada, traduzida para outros idiomas e publicada por outras editoras.

Adolf Hitler nasceu em 1889 na Áustria e se naturalizou alemão em 1932. Foi “Führer” da Alemanha de 1934 a 1945, quando cometeu suicídio em Berlim. Sua ideologia e sua doutrina foram os pivôs da Segunda Guerra Mundial.


Nenhum comentário :

Postar um comentário