Ultimas Novidades

quarta-feira, 4 de março de 2015

Na Etiópia, cientistas acham mais antigo fóssil humano.


Fóssil de mandíbula descoberto na Etiópia. 

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do fóssil de gênero humano mais antigo da História. Os vestígios de mandíbula deste exemplar de Homo habilis, encontrados na Etiópia, na África, têm cerca de 2,8 milhões de anos. Por décadas, pesquisadores procuravam por fósseis para documentar melhor o início da linhagem homo, mas os achados referentes a essa fase da evolução humana, entre 3 e 2,5 milhões de anos no passado, foram raros e estavam em estado de conservação precário demais para estudo.

 Os remanescentes são 400 mil anos anteriores ao que se imaginava ter sido a aurora do gênero homo, que evoluiu até chegar ao Homo sapiens, o ser humano atual, surgido há 200 mil anos. A mandíbula encontrada na região etíope de Afar, por outro lado, está em bom estado. O achado apresenta significativas mudanças morfológicas em relação ao fóssil mais recente de Australopithecus afarensis, 200 mil anos anterior à arcada dentária anunciada nesta quarta.

Australopithecus afarensis eram uma espécie de hominídeos, primatas parecidos com humanos. Os hominídeos antecederam o gênero homo, cujo primeiro representante é, justamente, o Homo habilis. O novo achado, segundo os cientistas responsáveis pela escavação disseram à BBC, dá pistas inéditas sobre "o período de transição mais importante na evolução humana".

A descoberta foi divulgada no site da revista "Science".

Nenhum comentário :

Postar um comentário