Ultimas Novidades

sábado, 12 de abril de 2014

Festival incentiva filmes sobre cultura afro feitos nas escolas.



A 2° edição do Prêmio Curtas Histórias propõe aos alunos contar histórias em vídeo sobre homens e mulheres negros brasileiros que atuaram para a participação negra na formação da sociedade brasileira.

Buscar novos talentos do audiovisual, estimular o desenvolvimento social, acadêmico e a reflexão étnico-racial nas escolas públicas do país. São os objetivos do Prêmio Curta Histórias, desenvolvido pelo Ministério da Educação, que nessa edição traz como tema Personalidades Negras. As inscrições estarão abertas de 25/03 a 25/04/2014, no site http://curtahistorias.mec.gov.br/.

A premiação é voltada para a valorização da identidade afro-brasileira o que permitirá aos alunos conhecerem mais sobre a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, por meio da cultura, da arte, das religiões e de importantes intelectuais negros da matriz africana.
O Festival de curtas-metragens é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Fundação Vale, Fundação Telefônica, UNESCO . A Fundação Palmares – MinC apoia o Prêmio que representa mais uma ação em torno da implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica.
Regras de Participação - De acordo com o regulamento do edital do Prêmio “Curta Histórias” Edição 2014, poderão participar exclusivamente alunos/as de Educação Básica de todas as escolas públicas brasileiras: municipal, estadual e federal. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo com, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas. A premiação terá dois vencedores, um escolhido pelo Júri Popular e outro pela Comissão Julgadora Final.


Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário :

Postar um comentário