Ultimas Novidades

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

450 anos de Galileu Galilei.




          Galileu Galilei mudou a ciência, desafiou líderes poderosos e teve ideias geniais ainda no século 16. Dia 15 de fevereiro comemora-se os 450 anos de seu nascimento, mas você conhece realmente a história dele?
          Filho de um matemático, Galileu nasceu em Pisa, na Itália, e sempre gostou de questionar. A Galileu são atribuídas algumas das mais importantes descobertas e invenções da astronomia e da física da primeira metade do século XVII: a luneta astronômica, o enorme número de estrelas, os satélites de Júpiter, as fases de Vênus, as manchas solares. Ele teria ainda descoberto a “lei” da queda dos corpos e também aquela do lançamento de projéteis. Sua defesa entusiasmada das teses de Nicolau Copérnico – entre as quais a de que a Terra é que gira em torno do Sol (heliocentrismo), e não o contrário – lhe valeu um processo no Tribunal da Inquisição. Condenado ao silêncio e ao recolhimento, ele teria passado os derradeiros anos de sua vida vigiado em uma residência, sem poder publicar livremente os resultados de seus últimos trabalhos.

          Só até 31 de outubro de 1992, 350 anos após sua morte, a igreja católica reconhecer os erros cometidos durante o julgamento pelo cientista tribunal eclesiástico, declarou o caso encerrado, mas admitiu que a igreja errou ao condenar Galileu por heresia por causa de sua crença de que a Terra gira em torno do sol.




Nenhum comentário :

Postar um comentário