Ultimas Novidades

sexta-feira, 17 de maio de 2013

São Domingos: Caminhada de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.





Na manhã de hoje (17) a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e o Conselho Tutelar do município de São Domingos-PB mobilizou diversos órgãos e movimentos para relembrar o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Escolas públicas, Conselho Tutelar, CRAS, CMDCA, Projoven e diversas outras entidades participaram da caminhada que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual.



A caminhada teve inicio na Escola Municipal “Maria Marques de Assis” a partir das 8:30  percorreu as ruas da cidade. Autoridades, secretários e representantes do poder público municipal, alunos das escolas municipais acompanharam a caminhada levando faixas, cartazes e adesivos  com mensagens e orientações contra esse tipo de violência e abuso.



Durante todo o percurso foram distribuídos adesivos explicativos e um carro de som que acompanhava a caminhada e sonorizava mensagens de apoio ao fim da exploração sexual, a caminhada é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a exploração Sexual contra crianças e adolescentes.



No fim da caminhada foi realizada uma parada na Secretaria de Ação Social do município, momento em que o Secretário de Ação Social, Everaldo da Nóbrega Cavalcante, proferiu um breve relato sobre o Tema da Caminhada e defendeu a mobilização da população no combate a todo tipo de violência para a construção de uma sociedade mais forte e equilibrada. Logo após a Prefeita de São Domingos, Odaisa de Cássia Queiroga da Silva Nóbrega, usou da palavra agradecendo a presença de todos na caminhada e destacou a necessidade de proteger os jovens e adolescentes e a importância de se denunciar os casos de violência, envolvendo os mesmos. Em seguida, o representante do Conselho Tutelar falou da importância da mobilização da sociedade para não se calar diante da exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes e assim realizar as denúncias que poderão ser feitas através do Disque 100.




O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal Nº 9.970/2000. A data, 18 de maio, foi escolhida por ter sido a da morte da garota Araceli Sanches, ocorrida em Vitória, no Espírito Santo, que chocou o Brasil. Em 1973, com oito anos de idade, ela foi drogada, espancada, estuprada e assassinada. Partes do corpo, principalmente o rosto, sofreram desfiguração por ácido.




Denuncie. Para denunciar basta discar o número 100. Não é necessário se identificar. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h.

Mais fotos:







Tarcivan Monteiro Formiga


Nenhum comentário :

Postar um comentário