Ultimas Novidades

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Há 40 anos, o mundo perdia Pablo Pìcasso.




Considerado o grande ícone das artes visuais no século XX e um dos primeiros a conseguir manter relevância artística e status de celebridade, Pablo Picasso é celebrado nesta segunda-feira em ocasião do 40º aniversário de sua morte. Em 8 de abril de 1973, o artista espanhol morreu em Mougin, na França, quando tinha 91 anos.

Autor de mais de 20 mil obras que não se restringiam apenas à pintura, abarcando também esculturas, desenhos e cerâmicas, Picasso foi o símbolo e impulsor do desenvolvimento da arte moderna e contemporânea. Trabalhou com diversos estilos, incluindo o cubismo, considerado um dos movimentos artísticos mais inovadores e do qual foi co-criador, além de colagens feitas com materiais como jornais e tecidos, bem diferentes dos usados habitualmente até então.


Principais obras foram:



1. Les Demoiselles d’Avignon (1907) - A obra que modificou a história da pintura no século 20. Na época, provocou choque geral por causa da ousadia.




2. Guernica (1937) - A obra mais divulgada e reproduzida de Picasso, sobre os horrores da guerra civil espanhola.



3. Mulher sentada (1937) - Um dos muitos retratos que Picasso fez da amada Marie-Thérèse.



4. Dora Maar com Gato (1941) - Outra musa de Picasso, a fotógrafa Dora Maar, também foi modelo para muitas obras do artista.



5. Auto - Retrato


Nenhum comentário :

Postar um comentário