Ultimas Novidades

terça-feira, 5 de março de 2013

Morre o presidente da Venezuela Hugo Chávez .


Morreu na tarde desta terça-feira (5), em Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governava o país latinoamericano há 14 anos, onde exercia seu 4º mandato consecutivo. .Vítima de câncer, o líder teve uma trajetória política marcada por polêmicas e rivalidades dentro e fora da Venezuela.


Uma frase de Hugo Chávez resume o que ele representa para a Venezuela e o sentimento de orfandade que milhões de venezuelanos estão sentindo neste momento em que sua morte é anunciada. Chávez morreu na tarde de hoje em razão de câncer. Disse ele certa vez:

— Já sei que nunca me irei porque ficarei para sempre nas ruas e nos povoados da Venezuela, porque Chávez já não sou eu, Chávez é a pátria.

Se levarmos em consideração a recente eleição que lhe garantiria o quarto mandato e 20 anos no poder, 55% dos venezuelanos viam em Chávez um líder messiânico, um homem que se confundia com a pátria. E até mais: Chávez foi o líder sul-americano que com mais energia se contrapôs aos Estados Unidos.



Para outros tantos, tratava-se de um governante autoritário, que flertava com a ditadura, não chegando a tanto devido a um detalhe: na Venezuela, há eleições (apesar das campanhas desiguais em razão do uso da máquina pública), há imprensa crítica (apesar das perseguições e das cassações de licenças, como a da emissora de TV RCTV, crítica ao seu governo) e há três poderes — apesar de todos terem sido cooptados pela sua força política.


Desde sua fracassada tentativa golpista, 20 anos atrás, Hugo Chávez Frías tratou de fazer da sua imagem a imagem da pátria. Trilhou um caminho rumo ao poder, cujo inimigo mais contundente foi o câncer que o derrubou.


Fonte: Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário :

Postar um comentário